30 de ago. de 2011

O estranho caso do cachorro morto

O estranho caso do cachorro morto

Prática de leitura sugerida para o Ensino Médio2

Justificativa

1. A defesa da leitura literária na escola tem sido feita por pensadores das mais diversas áreas. Entretanto, ainda permanecem desafiadoras as questões: O que é a leitura literária? Como promovê‐la na escola?

Buscando refletir‐agir sobre elas, nos limites dessas práticas, partiremos da ideia de que a leitura literária só existe na relação direta do aluno com o texto. Trata‐se de uma relação básica, mas tantas vezes desprezada “pelos usos e abusos da literatura na escola”.

O colapso dos bibelôs, de Índigo

O colapso dos bibelôs, de Índigo



Ensino Médio


Justificativa

A tecnologia comparece, portanto, no currículo da educação básica com duas acepções complementares: a) como educação tecnológica básica; b) como compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.

Nenhum motivo explica a guerra

Nenhum motivo explica a guerra


Ensino Médio
 
Justificativa


A Prática de leitura aqui proposta busca fazer convergir em uma sequência de atividades coletivas dois eixos de trabalho: a temática da violência e das possibilidades de resolução de conflitos no cotidiano e o trabalho com diferentes manifestações artísticas (que envolvem diferentes linguagens e a multimodalidade) como foco de análise e reflexão sobre a questão.

No que se refere à questão da violência, há que se destacar a amplitude deste debate e, portanto, a necessidade de fazermos desde já um recorte acerca das situações a serem focalizadas nesta Prática de leitura.