2 de set. de 2011

O gênio do crime

Prática de Leitura e Escrita
O gênio do crime- João Carlos Marinho
5a e 6a séries do Ensino Fundamental


A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo, ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade.

Por entre versos

Prática de Leitura e Escrita
Por entre versos (e outras linguagens): apreciando e declamando poemas1
5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental
Justificativa


Fruir um texto literário é perceber essa recriação do conteúdo na expressão e não meramente compreender o conteúdo; é entender os significados dos elementos da expressão. No texto literário, o escritor não apenas procura dizer o mundo, mas recriá‐lo nas palavras, de modo que, nele, importa não apenas o que se diz, mas o modo como se diz.

Oficina Zine - material do aluno

Prática de Leitura e Escrita
Oficina Zine - material do aluno
Ensino Médio
Apresentação


Você já deve ter visto algum dia um filme muito bom, tão legal que você ficou morrendo de vontade de contar para todos os seus amigos como era esse filme: os personagens, a história, a trilha, o momento mais emocionante/instigante etc.; você queria contar tudo.

Oficina Zine

Prática de Leitura e Escrita
Oficina Zine1 - material do professor
Ensino Médio


Justificativa


O fanzine é uma forma bem particular de publicação. Normalmente, os motivos que levam alguém a produzi‐lo são variados: vão desde divulgar trabalhos artísticos a manter contato com outras pessoas que tenham interesses em comum. No entanto, quem cria um fanzine quer sempre atuar, estabelecer relações e diálogos a partir de universos artísticos específicos, cujo espaço de divulgação na mídia tradicional é restrito.

O menino do pijama listrado

Prática de Leitura e Escrita
O menino do pijama listrado, de John Boyne1
Ensino Médio
Justificativa



Como manifestações culturais, a Literatura e a Arte não devem ser reduzidas a meras listagens de escolas, autores e suas características. No ensino das diversas linguagens artísticas, não se pode mais abandonar quer o eixo da produção (eixo poético), quer o da recepção (eixo estético), quer o da crítica. (Proposta Curricular do Estado de São Paulo. SEE‐SP, 2008. p. 38.)

Oficina de Fotonovela (material do aluno)

Prática de Leitura e Escrita
Oficina de Fotonovela (material do aluno)
7a e 8a séries do Ensino Fundamental
Oficina de Fotonovela


Todos nós gostamos de contar histórias: de narrar acontecimentos vividos por nós, por outros, ou imaginados. Narrar é uma atividade diária, pense bem: não existe um dia sequer que a gente passe sem contar algo para alguém; sem narrar um acontecimento que nos ocorreu ou que a gente imaginou.
Pois bem, a fotonovela é uma forma bem particular de contar uma história, é uma forma que mistura quadrinhos, novela e fotografia.