1 de set. de 2011

Oficina de Fotonovela

Prática de Leitura e Escrita
Oficina de Fotonovela1 (material do professor)
7a e 8a séries do Ensino Fundamental
Justificativa

A fotonovela é uma forma bem particular de contar uma história que mistura quadrinhos, novela e fotografia.

A fotonovela permite aos alunos entrarem em contato com essas diferentes formas de expressão artística, exigindo deles o desenvolvimento de capacidades que envolvem a leitura de textos multimodais (que se utilizam de diferentes linguagens). Além disso, trata‐se de um gênero que tem um grande potencial de mobilização dos alunos, já que demanda certo protagonismo da parte deles.

História em Quadrinhos

Prática de Leitura e Escrita
Oficina de História em Quadrinhos 
5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental
Justificativa

As histórias em quadrinhos apresentam um caráter lúdico e artístico, misturando texto e imagem, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de capacidades envolvidas na leitura de textos multimodais (que se utilizam de diferentes linguagens). Além de entreter, podem contribuir para o aprendizado de outros conteúdos escolares relativos à geografia, história, ciências e, principalmente, conteúdos e habilidades relativos à arte, língua materna e estrangeira. Por fim, trata‐se de um gênero que tem um grande potencial de mobilização junto aos alunos, já que a leitura de HQs e, sobretudo, a produção de HQs demandam uma atitude protagonista de sua parte.

o tema do cordel em versos, cores, música e formas



Nas asas do pavão: o tema do cordel em versos, cores, música e formas
7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental




Justificativas


A defesa da leitura literária na escola tem sido feita por pensadores das mais diversas áreas. Entretanto, ainda permanecem desafiadoras as questões: O que é a leitura literária? Como promovê‐la na escola?
Buscando refletir‐agir sobre elas, nos limites dessas práticas, partiremos da ideia de que a leitura literária só existe na relação direta do aluno com o texto. Trata‐se de uma relação básica, mas tantas vezes desprezada “pelos usos e abusos da literatura na escola” .