1 de set. de 2011

História em Quadrinhos

Prática de Leitura e Escrita
Oficina de História em Quadrinhos 
5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental
Justificativa

As histórias em quadrinhos apresentam um caráter lúdico e artístico, misturando texto e imagem, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de capacidades envolvidas na leitura de textos multimodais (que se utilizam de diferentes linguagens). Além de entreter, podem contribuir para o aprendizado de outros conteúdos escolares relativos à geografia, história, ciências e, principalmente, conteúdos e habilidades relativos à arte, língua materna e estrangeira. Por fim, trata‐se de um gênero que tem um grande potencial de mobilização junto aos alunos, já que a leitura de HQs e, sobretudo, a produção de HQs demandam uma atitude protagonista de sua parte.
Competências/ conhecimentos que a experiência permite construir/ explorar
A experiência envolvida na leitura e produção de histórias em quadrinho permite a cada aluno desenvolver, principalmente, suas capacidades de leitura intersemiótica (ler e relacionar imagem e texto), a percepção de efeitos de sentido decorrentes de escolhas feitas em vários níveis (e nas várias linguagens), as capacidades inferências, possibilitando, ainda, uma maior apropriação dos elementos da narrativa. A demanda orientada para a produção permite ainda o desenvolvimento de habilidades referentes à escrita. No caso específico dessa oficina, que supõe o uso de um software – o Hagáquê – e a leitura de textos pertencentes a gêneros digitais (como o webcomics), a ampliação do letramento digital também é contemplada.

Objetivos

Com essa oficina, pretende‐se que o aluno possa:

1. Perceber quais são os principais elementos das histórias em quadrinhos
2. Ler histórias em quadrinho e ser capaz de apreciá‐las criticamente.
3. Criar e desenvolver personagens, cenários, conflitos, resoluções e diálogos para histórias em quadrinhos.
4. Criar histórias em quadrinho a partido do editor de texto Hagáquê.
5. Utilizar estratégias para pesquisa e leitura na Internet
6. Criar coletivamente uma história em quadrinho.

Recursos necessários

• xérox dos anexos 1, 2 e 3 para todos os alunos;
•xérox das seguintes HQs para todos os alunos:
“O Descobrimento da América“– de Mauricio Rett ‐, publicada no endereço: http://www.cartunista.com.br/descobrimento1.html
Maravilhas da natureza: O peixe‐piloto – disponível em http://www.cartunista.com.br/maravnatur4peixe2.html.

• Preview da HQ Aú, o capoeirista (caso não seja possível comprar a HQ e/ou acessá‐la no site)
•impressão das orientações para o professor;
•exemplares da HQ Aú, O Capoeirista, de Flávio Luis, Editora Papel A2 Foto & Arte para todos os alunos (R$ 48,00, o exemplar)
• papel sulfite, cartolina ou canson, tesoura, cola – para o caso da HQ ser produzida manualmente.
•1 cartucho de tinta preta e outro de tinta colorida.
•laboratório de informática, computador com Sistema Operacional Windows 95/98/Me ou NT 4/2000, com Internet, editores de texto e o programa Hagáquê.
Apresentação

O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos desenvolvido com os seguintes fins pedagógicos: permitir às crianças e jovens inexperientes no uso do computador a criação de uma história em quadrinhos. O software HagáQuê foi criado como parte da dissertação de mestrado de Sílvia Amélia Bim, com auxílio de Eduardo Hideki Tanaka e a orientação da Prof. Dra. Heloísa Vieira da Rocha, no Instituto de Computação da Unicamp.

Essa oficina conta com atividades de leitura, análise e produção de HQ. As atividades de produção foram pensadas para acontecer no software didático Hagáquê. Assim, algumas das ove ulas 3 que compõem essa oficina demandarão o uso de computadores, em um ambiente como uma sala de informática. Assim, para além do trabalho com o gênero HQ, a ampliação do letramento digital também poderá ter lugar, já que algumas atividades supõem o tratamento de imagens, sobreposições de imagens e de imagens e textos, operações de importar arquivo, recortar e colar, além da navegação no software e em outros sites.

O Hagáquê é gratuito e pode ser adquirido no site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque

3 É possível descartar algumas aulas – 4, 7 e 8 ‐, caso não haja disponibilidade para o desenvolvimento desse número de aulas.

O site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ apresenta os requisitos mínimos de instalação do programa, que são:
Sistema Operacional: Windows 95/98/Me ou NT 4/2000
Processador: 486 75 MHz
Vídeo Resolução: 800x600, com suporte a 16 bits de cores
Memória RAM: 8 MB
Espaço livre em disco: 14 MB
Opcionais (para usar todos os recursos sonoros): placa de som e microfone
Há varias maneiras de adquirir o HagáQuê: Pode‐se pedir no site o envio de uma cópia em CD, disquete e outras mídias ou baixar o arquivo digital a partir do próprio site. Os coordenadores e idealizadores do programa só solicitam que toda e qualquer distribuição ou copiagem em CDs, em outros sites ou servidores FTP divulguem o endereço do site.

Para fazer o Donwload do HagáQuê:

1. Clique no link Downloads do site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
2. Preencha o formulário.
3. Em seguida, clique no botão Enviar.
4. Para fazer o download do programa de instalação, basta clicar no link hq1.05 install.exe. A seguir clique em salvar e escolha uma pasta para armazená‐lo.
5. Terminado de baixar o programa de instalação para o seu computador, execute‐o e siga os passos indicados.
6. Confirme a instalação.
7. Pronto, o Hagáquê já está instalado.


Esse cronograma é apenas uma sugestão de organização das atividades,Você, professor, deve redimensionar o número de aulas de acordo com sua necessidade.



Aulas 1 e 2 As histórias em quadrinhos: uma primeira aproximação

Estas aulas têm o objetivo de introduzir o aluno no estudo das histórias em quadrinhos por meio de uma breve exposição histórica e por meio da leitura de três HQs. Assim, para esta aula, você vai precisar de:
•cópias da HQ O descobrimento da América, de Mauricio Rett, publicada no endereço http://www.cartunista.com.br/descobrimento1.html. Para imprimi‐la, vá rolando as páginas clicando nos números do rodapé;
•cópias da HQ O índio e o europeu, de André Diniz (imprimir cópias do Anexo 1);
•cópias da HQ Maravilhas da natureza: o peixe‐piloto, disponível em http://www.cartunista.com.br/maravnatur4peixe2.html.

PASSO 1

Certamente seus alunos já conhecem muitas histórias em quadrinhos. Comece perguntando para eles que HQs conhecem e de quais gostam mais. Procure perceber o estilo favorito da classe, para poder contemplá‐lo e, ao mesmo tempo, ampliar o universo de possibilidades. Pergunte também se sabem onde mais, para além dos gibis, são publicadas as HQs (jornais, internet etc.). Conte para eles que as HQs, tal como as conhecemos hoje, surgiram no final do século XIX nos EUA, como uma das modificações efetivadas pelos jornais como forma de atrair novos leitores, visando, sobretudo, ao público juvenil. Muitos são os tipos de HQs existentes nos dias de hoje. Um dos tipos que fizeram muito sucesso durante boa parte do século XX e fazem sucesso até hoje é a história de super‐heróis: Super‐homem, Homem‐aranha, Batman, X‐men etc.

Para saber mais sobre a origem e história da s HQs, consulte:

http://www.cidade.usp.br/educar2002/modulo3/alunos/rosa.batista/0009/tpl_anotacao.html
http://www.centraldequadrinhos.com/v4/Por%20dentro/Artigos/historia_hq02.htm
http://www.universohq.com/

PASSO 2

Leitura da HQ O descobrimento da América (disponível em http://www.cartunista.com.br. Clicar no link à direita “Histórias em Quadrinhos”, rolar a página e clicar no link do título da HQ). Antes de distribuir a versão impressa da HQ, diga para eles que irão ler uma história de humor sobre o descobrimento da América. Retome com eles o que eles sabem sobre o descobrimento da América. Quem “descobriu” a América? Qual era o plano original de Colombo? Como era a relação dos colonizadores com os índios habitantes da América – de cooperação ou de exploração? Verifique se sabem que era comum colonizadores trazerem presentes para os índios, para poderem, em troca, levar coisas valiosas das terras colonizadas para a Europa – ouro, por exemplo.

PASSO 3

Distribua a história e peça para que os alunos a leiam, tentando observar quem é o mais esperto da história: os índios ou os europeus? Peça também que assinalem trechos que contenham humor, procurando perceber o que provoca o humor.

PASSO 4

Retome com eles a questão proposta para ver ser perceberam que há uma inversão na HQ criada: numa certa história oficial os europeus é que são supostamente “os espertos” e os índios, os tolos que se deixam explorar e na HQ é exatamente o contrário que acontece. Releia coletivamente a história, retomando com eles as passagens de humor assinaladas. Seguem‐se algumas possibilidades:

PÁGINA 1:

Quadrinho 1: brincadeira com os sentidos literal e figurado da expressão “descobriu América”. Num sentido figurado moderno, essa expressão designa uma coisa óbvia; usado no contexto da HQ é tomado como literal, o que produz um efeito de humor.

Quadrinhos 2/3: o rei dizer “eu com isso”, e Colombo usar a expressão moderna “estou meio duro” mais de cinco séculos atrás.

PÁGINA 2:

Quadrinhos 1/2/3: exploração da contradição – o fato de os tripulantes terem atropelado Colombo para entrarem na embarcação depois dele ter falado que havia ouro, fazendo os tripulantes mudarem de ideia em relação ao quadrinho 1.

Quadrinho 4: barraquinha vendendo lembrancinhas, típica dos pontos turísticos atuais.

Quadrinhos 5/6: exploração da contradição – o timoneiro (Afonso) que deveria enxergar bem e ser bem orientado porque vai conduzir a todos, na verdade tem problemas de visão (sugerido pelos grossos óculos que usa) e é desorientado.

PÁGINA 3:

Quadrinhos 1/2: Afonso dá um alarme falso de “Terra à vista” porque estava olhando para o lado errado e, portanto, avistou o porto de onde tinham acabado de sair. Quem deveria ser um dos mais bem orientados da embarcação parece ser o mais desorientado.

Quadrinhos 3/4: brincadeira com o sentido de “conhecer como a palma da mão” que é tomada em sentido literal, estabelecendo uma contradição: se Colombo conhecia a mão, como nunca tinha reparado na mancha?

Quadrinho 5: exploração de um equívoco – a minhoca que, amplificada pela luneta de Afonso, é tomada como serpente‐marinha.

Quadrinho 6: o absurdo do pássaro informando o caminho e não as cartas de navegação e os outros instrumentos, como a bússola.

PÁGINA 4:

Quadrinhos 2/3: absurdo – a bala do canhão que atinge um índio – uma atitude nada amistosa de chegada.
Quadrinho 4: a fala comum nas cidades atuais, quando alguém quer tomar conta de um carro estacionado, é levada para outro contexto.

Quadrinhos 5/6: a inversão da “história oficial” – os índios é que enganam os europeus.

PÁGINA 5:

Quadrinho 1: absurdo – imaginar Colombo escrevendo uma carta para Papai Noel; tomar o diário de bordo como uma carta para Papai Noel.
Quadrinho 2: Afonso destruindo uma das caravelas em função do seu problema de visão.
Quadrinho 3: a pose incômoda de Colombo para que possa se dar o registro para a posteridade.
Quadrinho 4: de novo, mostra‐se que os índios são mais espertos que os europeus.

PASSO 5

Proponha a leitura de outra HQ – O índio e o Europeu. Inicie fazendo um levantamento, explorando a diferença do modo de vida dos índios e dos europeus que vivem em cidades: como é o dia a dia de cada um? Como são seus hábitos e costumes? Qual é o objetivo maior de vida de cada um?
Em algum momento você pode esclarecer o significado de Tupinambá: termo que significa “o mais antigo” refere‐se a uma grande nação de índios. Os tupinambás dominavam quase todo o litoral brasileiro, mas a maioria deles se concentrava na baía de Guanabara onde os franceses tentaram estabelecer uma colônia chamada França Antártica (1555‐1557)

PASSO 6

Peça para que leiam a história e depois lance as questões:

•Quais as semelhanças e diferenças entre as HQs lidas?
A temática e os tipos de personagem – índios europeus ‐ são os mesmos bem como outros elementos das HQ – desenho, balões, fala de narrador. A segunda história não contém humor enquanto a primeira contém.

Registre na lousa as demais questões:
•Qual a relação que o índio e o europeu estabelecem com a natureza?

O índio demonstra ter uma relação de respeito para com a natureza; não vê sentido em retirar dela mais do que o que é preciso para sobreviver; pensa em preservá‐la para seus descendentes, pois é provedora do bem comum. Já o europeu pensa em explorá‐la para acumular riquezas, não se preocupando com o que vai restar da natureza para seus descendentes.
•Qual a diferença entre a visão do índio e do português com relação à propriedade e ao legado de um e de outro?

Escreva na lousa a definição de legado:

Valor previamente determinado (...) que alguém deixa a outrem por meio de testamento. (Dicionário Aurélio Século XXI, 1999.)

Para o índio, a propriedade é baseada no coletivo, no bem comum, é de todos, e o legado é a própria natureza, já para o europeu a propriedade é entendida numa perspectiva individual e o legado é a riqueza financeira.

Peça que se posicionem frente à visão de mundo de cada um. Conclua tentando fazer com eles percebam que ambas as HQs fazem uma crítica ao colonizador. Na primeira, o recurso é o humor e, na segunda, o próprio uso da razão: o índio que, suposta e preconceituosamente, é tido por muitos como o menos desenvolvido, questiona as necessidades que, a rigor, não fazem muito sentido. Se houver tempo (tanto para propor quanto para retomá‐la na aula seguinte), proponha a seguinte atividade: peça para os alunos criarem dois personagens, um índio e outro português, e um pequeno diálogo entre eles, que também ressalte alguma diferença cultural (por exemplo, um índio tentando entender o porquê de alguns homens não se importarem com a destruição da natureza; o europeu querendo entender por que os índios não pensam em acumular riquezas; o índio tentando entender algum tipo de preconceito comum entre os portugueses (considerar os mesmos preconceitos existentes no Brasil) etc.

PASSO 7

Distribua a HQ Maravilhas da natureza: O peixe‐piloto e permita que a leiam livremente.

PASSO 8

Peça para que digam o que compreenderam da história. Se necessário, retome cada quadrinho:
Quadrinho 1 – Apresenta o peixe‐piloto:
•Retome as informações explícitas: qual é o hábito do peixe‐piloto? Por que faz isso?
•Pergunte para os alunos a razão de o peixe ser chamado de peixe‐piloto; 8
Quadrinho 2: O que está sendo representado? (a fome do tubarão) Como isso está sendo indicado? (por meio da onomatopéia “ronc” e da expressão do tubarão)
Quadrinho 3:
•Pergunte: o que aconteceu no quadrinho 3?
Quadrinho 4:
•Pergunte: o que aconteceu no quadrinho 4?
•Quais são as evidências de que isso acontece?

(O chapéu do peixe, a cara de satisfação do tubarão e o fato dele estar palitando os dentes)

•Por fim, chame atenção para os elementos da HQ: presença de onomatopéia, fala do narrador (não contém fala dos personagens) etc. Destaque também o fato de que essa HQ (ao contrário das anteriores) possui um formato e tipo de ilustração que provavelmente eles estão mais acostumados a ver.

Aula 3 Conhecendo o Hagáquê e explorando mais elementos de uma história em quadrinhos.

Essa aula tem como objetivo apresentar as ferramentas do editor de histórias em quadrinhos Hagáquê aos alunos e focar os elementos que compõem uma HQ, por meio da exploração das próprias ferramentas.
É importante que antes de iniciar essa aula você, professor, baixe o programa nas máquinas que os alunos utilizarão e navegue primeiro no software de forma a se familiarizar com as ferramentas oferecidas pelo programa Hagáquê. Sugere‐se que você experimente as diferentes ferramentas oferecidas: Cenário; Personagens; Objetos; Balão; Onomatopéia; Importar figura.

Para mudar o formato e a direção das personagens no HagáQuê: clique sobre a imagem que você que alterar; uma moldura formada por linhas pontilhadas e pequenos quadrados pretos irá surgir; clique nos pequenos quadrados pretos e mude o tamanho e formato da imagem. Se você quiser mudar a direção da imagem (olhar para esquerda ou direita), clique com o botão direito sobre a imagem e selecione a opção inverter na horizontal.

PASSO 1.

Divida a sala em grupos e apresente o programa Hagáquê aos alunos: quem o fez, com qual finalidade e porque vocês irão usá‐lo nas próximas aulas.

PASSO 2

Peça para os alunos descobrirem algumas ferramentas do Hagáquê. Permita que eles brinquem com as possibilidades oferecidas pelo programa. Indique que eles observem as potencialidades de cada recurso. 

Por exemplo: personagens; quais são as personagens oferecidas? Como escolher uma personagem para sua história? Depois de escolhido, o que fazer para colocá‐la nos quadros e como mudar o tamanho, sentido (olhar para direita e esquerda) e o formato da personagem?

PASSO 3

Em seguida, peça para eles compartilharem com a classe as descobertas: pergunte‐lhes sobre o que se pode fazer com o programa Hagáquê e se é fácil de usá‐lo.

PASSO 4

Guie os alunos em direção a uma maior compreensão de cada elemento oferecido pelo programa.
Nesse caminho em direção à familiarização dos alunos com o software, é importante que você parta das próprias descobertas dos alunos. Você pode se servir dos termos e explicações anteriormente compartilhados por eles ou, durante a sua explicação, propor problemas para os alunos que se relacionem à descoberta de cada ferramenta. Por exemplo: E se eu quisesse criar uma história que se passasse na cidade, o que eu teria que fazer? Ou que ferramenta eu teria que usar?

PASSO 5

Desenvolva a sua explicação de tal forma que os seguintes elementos e ferramentas sejam todos trabalhados:
Cenário: com essa ferramenta, o aluno pode escolher 12 diferentes cenários coloridos (e seus correspondentes em preto e branco) para compor uma história – cidade, campo, montanha, praia, estrada, fábrica, fazenda etc.

Personagens: essa ferramenta permite que o aluno selecione 31 personagens coloridas (e seus correspondentes em preto e branco) para compor sua história – cachorro, girafa, leão, menino, menino de muletas, professora, guarda etc.

Objetos: essa ferramenta permite que o aluno escolha 25 objetos – bota, sapatos, velas, bolsa, calculadora, balde, rede, pera, carro, balão etc.

Balão: essa ferramenta permite que o aluno escolha 10 balões diferentes de diálogo.

Onomatopeia: essa ferramenta permite que o aluno escolha 10 onomatopeias em seus respectivos balões de diálogo (é possível ouvir o som das onomatopeias, clicando em cima da imagem do megafone).
Durante a sua explicação, você pode questionar os alunos sobre a importância de cada um desses elementos para a construção de uma história em quadrinhos.

É importante que você se detenha um pouco mais nos elementos Balão e Onomatopeia: no caso do balão, trabalhe cada estilo e finalidade dentro de uma história e, no caso da onomatopeia, o que é, e qual a importância dessa figura de linguagem para as histórias em quadrinhos.

Passo 6

Indique aos alunos a possibilidade de importar do computador e da internet outras figuras além das que já são oferecidas pelo programa. Basta clicar no comando “Importar Figura”, que uma janela intitulada “Abrir” irá aparecer. Selecione então a figura desejada e, por fim, clique em “Abrir” para que a imagem desejada apareça no documento. Para exemplificar esta ação aos alunos, você pode sugerir que eles importem uma imagem já existente no computador, indicando a seguinte sequência:

1. clicar no comando importar figura.
2. uma janela intitulada abrir irá aparecer
3. clicar em meu computador
4. clicar em disco local (C:)
5. clicar em Microsoft Office
6. clicar em Clipart
7. selecionar uma imagem
8. clicar em abrir

Desta forma, para facilitar futuras tarefas de pesquisa e criação de imagens, peça para cada grupo criar uma pasta na área de trabalho do computador (peça para que eles deem o seguinte título a essa pasta: 

figurasHQ_grupoX). Para criar uma nova pasta na área de trabalho é fácil: clique com botão direito em cima da tela de fundo na área de trabalho, em seguida, clique em “Novo” e, por fim, em “Pasta”. Digite o nome da pasta no retângulo que aparecer e, ao terminar, clique “Enter”. O Google Imagens disponibiliza um repertório razoável de imagens, que podem ser salvas nas pastas e importadas para o HagáQuê.

Aula 4 - Lendo mais histórias em quadrinhos

Esta aula tem como objetivo principal possibilitar a ampliação do universo das HQs para os alunos. No contraste com as HQs produzidas para a Web (webcomics), os alunos podem perceber outros elementos da HQ impressa.

Comics é o termo em inglês para designar HQ; Webcomics, ou quadrinhos on‐line, são quadrinhos com publicação exclusiva na internet; são disponibilizados em arquivo digital, em flash. A maioria dos quadrinhos on‐line é publicada esporadicamente e é independente.

PASSO 1

Peça para que os alunos se dividam em grupos.
Em seguida, indique‐lhes que irão ler algumas histórias em quadrinhos para se divertirem e compartilharem experiências com os outros colegas. Informe aos alunos que alguns grupos lerão uma HQ na internet e outros grupos lerão uma segunda HQ. Depois de lerem a história, os grupos contarão para os outros colegas como era essa história.

É importante que você, professor, também adiante aos alunos que as histórias que eles irão ler são diferentes; que elas são gibis feitos para a internet, conhecidos como webcomics.

Portanto, ao lerem as histórias é muito importante que prestem bastante atenção em alguns aspectos para que possam depois contar aos colegas:

Como são as personagens? Elas são iguais as personagens de HQ que já conhece?

Como são os cenários dessas histórias? Eles são desenhados da mesma forma que os quadrinhos que já conhece?

Como são as falas? As falas das personagens estão indicadas em balões?

 E a narração em pequenos quadrados é como a dos quadrinhos impressos?

Como são as histórias? As histórias dos Webcomics se parecem com as histórias dos quadrinhos impressos?

Fornecer os endereços a seguir e combinar qual história cada grupo irá ler:

• www.quadrinhosonline.com.br/superheroi/episodio_1.html
• www.magiasebarbaridades.com/tiras/caverna/caverna.html

PASSO 2

Peça para que os alunos compartilhem com os outros grupos as histórias que eles leram e as questões que eles conseguiram observar.

Vale a pena indicar os links abaixo para os alunos; são endereços que trazem HQs mais convencionais. No primeiro caso, trata‐se da disponibilização na internet de versões impressas:

• http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
• http://www.cartunista.com.br/histquadr.html

Aula 5 

Lendo mais uma HQ e analisando seus elementos
Esta aula tem o objetivo de introduzir a leitura da HQ Aú, o capoeirista. A partir dessa leitura serão tematizadas as etapas e os elementos necessários à construção de uma HQ.

Diga que eles lerão outra história em quadrinhos na internet, disponível em http://www.auocapoeirista.com.br. A HQ que será lida chama‐se Aú, o capoeirista, de Flávio Luiz Nogueira. Se você tiver dificuldades em relação à disponibilidade do uso de computador, poderá imprimir o início da história disponível na internet e providenciar cópias para os alunos. Para imprimi‐la, basta clicar na capa da revista que se encontra no lado direito inferior da página, sob o foco do poste de luz. Depois clique em “Faça o Download” e a partir do arquivo em PDF imprima uma cópia. Se você achar melhor, eles poderão começar a ler a história na própria HQ impressa. Mas atenção!!! Após a leitura até a página 6, os alunos deverão devolver a HQ porque irão realizar uma atividade de finalização dessa história. Depois desta atividade, eles poderão retomar a leitura do restante da HQ. De qualquer forma, o ideal é que o início da atividade seja realizado no site indicado.
Aú é o passo mais usado na capoeira, por isso um dos mais importantes.

Para executá‐lo o capoeirista coloca as mãos no chão, os pés para cima e retorna, em seguida, a posição original. O aú assemelha‐se a “virar uma estrela”.

Pergunte aos alunos se existe alguém entre eles que pratique, conheça quem pratique ou saiba algo sobre capoeira. Na sequência, peça que esse aluno compartilhe com o resto da sala as informações que dispõe sobre capoeira e sobre o que a palavra “aú” representa dentro da cultura da capoeira.

PASSO 1

Peça para que os alunos acessem o site http://www.auocapoeirista.com.br.
Se ainda for o caso, no próprio site existem informações muito interessantes sobre a capoeira que você pode aproveitar para ler com os alunos. Veja o link: “Se Liga” – “A história da capoeira”.

PASSO 2

Explore com os alunos as imagens na tela do computador em relação à personagem Aú:
•Quem é o Aú? Ele é o herói da história?

•Quais são as características de um herói?

•E quais características que um herói como Aú poderá apresentar sabendo‐se que ele é um capoeirista?
Em seguida, peça para que eles naveguem no site. Explore com os alunos o link “Personagens” para que conheçam um pouco as outras personagens: Armando Confusionni, Nathalie, Dó, Licuri, Bezinha, seu Nôga (você também pode imprimir as descrições das personagens, se não conseguir acesso à internet).
Use as pequenas explicações que o site dá sobre as personagens para instigar a imaginação dos alunos. Por exemplo: Armando Confusionni, o vilão. A partir do próprio nome Armando Confusionni, pode‐se perguntar: Por que será que ele é o vilão da história? O que ele pode armar para o Aú? 13

PASSO 3

Em seguida, proponha que, em pequenos grupos, os alunos leiam o início da história Aú, o capoeirista, disponível no site. Para acessá‐la, clique na imagem da capa da história que está “indicada” pela figura do poste de iluminação, no canto direito da página. Como já dito, se você achar melhor, eles poderão começar a ler a história na própria HQ impressa.

Convide os alunos a lerem a história na internet (ou na HQ) até a página 6. Após a leitura, proponha uma sistematização de algumas informações da história a partir de perguntas do tipo:
•Qual é a cidade, estado e país onde se passa a história?

•O que é o Pelourinho? A partir das imagens da história, descreva a rua e as casas do Pelourinho. Chame atenção para a arquitetura das casas e o chão de pedras, que remetem a outro período histórico. Verificar se sabem o que é patrimônio histórico.
•Qual é o conflito da história?

•Qual é a característica principal do Aú apontada pelo seu Nôga?
Explore também as ilustrações – as cores das casas e das roupas das pessoas; a ideia de movimento que a ilustração transmite. Peça que procurem nos quadrinhos lidos essa sensação de movimento que é produzida pelos traços que o autor usa e pela composição da cena. Explore as expressões das personagens: sem que digam nada, é possível saber o sentimento de cada uma das personagens no quadrinho em que a turma da capoeira chega junto do vilão e da Das Dores? Que sentimento é esse? Peça que localizem as onomatopeias utilizadas.

PASSO 4

Agora, a ideia é que, a partir do início da história Aú, o capoeirista, os alunos elaborem a continuidade da história.

Na lousa, desenhe alguns quadros. Escreva em forma de itens os principais fatos já narrados, a partir das respostas dos alunos a questões que retomem as partes essenciais da narrativa: como estava a vida no Pelourinho no início da história? Qual é o primeiro conflito? Como foi resolvido? Depois, levante possibilidades junto aos alunos de continuação da história:




Em casa, os alunos deverão terminar a história. Se houver tempo para isso, e você considerar que é oportuno e pertinente, é possível copiar imagens da história do arquivo PDF. Para tanto, é preciso salvar o arquivo em PDF (como já indicado no Passo 3). Abra o arquivo PDF, clique em “Selecionar” e vá com o mouse, com o botão esquerdo apertado, selecionando o que quiser copiar. Depois de selecionado, aperte o botão do lado direito do mouse e clique em “Copiar mensagem para área de transferência”. Abra um programa de imagem, por exemplo, o “Paint” (em geral, localizado dentro da pasta “Acessórios”), copie a imagem e salve o arquivo. A partir daí, você poderá importá‐la para o HagaQuê. Os alunos também poderão procurar imagens de Salvador, do Pelourinho e de rodas de capoeiras na internet. Você pode também imprimir alguns desenhos das personagens, para que os alunos possam recortar e colar para criar outras cenas. Eles também podem copiar as personagens à mão, a partir de um papel de seda, para que possam montar o final da história. Caso não haja tempo ou, por qualquer outro motivo, você optar por fazer dessa a única produção dos alunos, eles deverão então fazê‐la em grupo e o investimento final deverá ser maior. Deverá contar com revisões, que possam sinalizar aos alunos como podem melhorar as histórias (ver orientações para a produção final, bem como os roteiros de avaliação). Caso você vá propor uma produção final – 

aulas 7 e 8 –, essa produção poderá ser menos elaborada, podendo ser encarada como um exercício parcial.

Aula 6 Lendo alguns finais de histórias produzidos e retomando a leitura da HQ

Esta aula tem como objetivos socializar as produções feitas e retomar a leitura da HQ Aú, o capoeirista.

Peça aos alunos que exponham os finais produzidos. Cada aluno deverá escolher, para ler, três histórias

dos colegas. Depois, coletivamente, devem comentar os finais escolhidos: se houve semelhança ou não entre eles. Comentários sobre o visual e o texto das histórias também devem ser feitos.
Ao final da aula, se der tempo, retome a leitura coletiva da HQ, entregando novamente as revistas para que possam lê‐las. A ideia é convidá‐los a ver qual foi o final da história escolhido pelo autor e o quanto se aproxima ou não do que eles criaram. Em casa, deverão terminar de ler a história, que deverá ser discutida na próxima aula. Se essa for a última produção dos alunos na oficina, sugere‐se que você proceda como indicado na Aula 9.

Aulas 7 e 8 Produzindo histórias em quadrinhos.

Esta aula tem como objetivo levar os alunos a produzir, em grupos, uma história em quadrinhos.

PASSO 1

Retome o final da história de Aú, a partir das seguintes questões:
•O que o Armando Confusionni apronta?
Tenta provocar um incêndio na casa de Do Carmo e sequestra a francesinha Nathalie.
•O que o Aú faz para mudar a situação causada pelo vilão e seu bando?
Em uma aventura emocionante, Aú e sua turma salvam a Nathalie e o Pelourinho.
•Qual é o desfecho?

O Pelourinho volta a ser alegre, belo e repleto de turistas animados.

Peça para que os alunos deem opiniões fundamentadas sobre a HQ.

PASSO 2

Recupere junto aos alunos as características heroicas do Aú (a coragem, a força e destreza) e as características do anti‐herói Armando Confusionni (mesquinho, determinado a fazer o mal e sovina). Em seguida, relacione essas características opostas como sendo duas forças em torno da qual será sempre criado um conflito para as histórias de super‐heróis: a luta do Bem contra o Mal. Explique que, no caso das histórias do Aú, o Armando Confusionni criará sempre situações conflituosas, cuja superação demandará esforços do herói.

PASSO 3

Em seguida, retome os elementos que compõem uma história em quadrinhos e que foram focados por meio das ferramentas do programa HagáQuê. Pergunte se é possível criar heróis, vilões e conflitos digitalmente com a ajuda do programa HagáQuê. Lembre que todos os grupos devem possuir uma pasta de imagens já baixadas que ainda poderão ser usadas.

Criando personagens: Qual é o nome da minha personagem? Qual é a origem da minha personagem? O que ela gosta de fazer? O que ela faz no dia a dia? Como ela é: característica física (pequena, grande, magra, gorda etc.); característica psicológica (tímida, extrovertida, corajosa, covarde etc.)?
Antes de os alunos criarem suas personagens, você pode sugerir que eles experimentem e reflitam sobre algumas características físicas marcantes na criação de um super‐herói. Você pode pedir que eles acessem o site http://fabricadeherois.blogspot.com/ e criem um super‐herói. Indique que esses personagens são diferentes. Dessa forma, questione‐os sobre quais super‐heróis eles conhecem e o que faz deles personagens tão especiais e diferentes dos seres comuns. Indique que, ao contrario do Aú, que é um herói, os super‐heróis como o Super‐homem, Homem‐aranha, Tempestade etc. são personagens que, normalmente, possuem uma identidade secreta, usam disfarces cheios de acessórios e roupas especiais e, o mais importante, têm superpoderes. Portanto, Aú é um herói com características humanas, sem superpoderes, mas que se destaca dos demais pelas suas atitudes boas.

Criando um espaço: Qual é o nome do lugar onde se passa a minha história? Como é esse lugar? É no campo, na cidade, na praia, na montanha? É em uma escola, casa, igreja, condomínio?
Situação: O que eu quero contar com a minha história? Um dia na vida da minha personagem? Uma aventura? Um diálogo, uma conversa com um amigo da minha personagem? Uma briga?
Sequência: O que eu vou desenhar primeiro? E em seguida? Como eu vou narrar minha história? Em quantos quadros?

PASSO 4

Em seguida, esclareça a tarefa desta aula e da próxima aula: produzir, em grupo, uma história em quadrinhos.

PASSO 5

Forneça algumas diretrizes básicas a serem seguidas pelos alunos. Você deve imprimir e entregar aos alunos o Anexo 2.
•Escolher cenário.
•Escolher personagens.
•Pensar em um conflito.
•Imaginar uma sequência para a história.


PASSO 6

Por fim, peça aos alunos para iniciarem a atividade, em grupos: acompanhe as produções e, ao final, compartilhe as produções com todos os alunos. Para realizar essa atividade, os alunos poderão utilizar, além dos recursos da ferramenta Hagáquê, imagens disponíveis na internet (como já dito, o Google Imagens possui um acervo razoável). Para salvar o trabalho feito, é preciso clicar em “Historia” na barra de ferramentas e clicar em “Salvar História”. Uma tela em que deve ser indicado o(s) nome(s) do(s) autor(es) se abrirá. Para inserir um novo nome de autor, é preciso clicar na figura logo abaixo da lista de autores. Para incluir o título deve‐se proceder da mesma maneira. Por fim, é preciso clicar no espaço indicado para o “Nome do arquivo” e salvar a história na pasta de sua preferência. Muito provavelmente será preciso prever outros momentos, para além dessas duas aulas, para que os alunos possam terminar suas produções. Isso dependerá também da possibilidade de uso dos computadores.

Para produzir a HQ artesanalmente:

Peça para que os alunos, em grupos respondam ao roteiro de criação
disponível no anexo 2;

A partir do roteiro, para que esbocem, em folhas de papel sulfite (ou em papéis de rascunho), os quadros da história indicando como rascunho o conteúdo (desenhos, falas, onomatopéias...) de cada um. Se achar necessário, disponibilize aos alunos folhas de sulfite com quadros impressos que podem facilitar o desenvolvimento do conteúdo no formato da HQ.

Em geral, as HQs são desenhadas, o que pode trazer dificuldades para alguns alunos. Assim, se for o caso, sugira aos alunos que utilizem também recortes de revistas e jornais para compor a história.

Após esses momentos de planejamento, desenvolva em folhas de papel os quadros da HQ definitiva.

Por fim, os quadrinhos podem ser colados em cartolinas.

Por fim, peça aos alunos que iniciem a atividade, em grupos: acompanhe as produções e, ao final, compartilhe as produções com todos os alunos. Para realizar esta atividade, os alunos poderão utilizar, além dos recursos da ferramenta HagáQuê, imagens disponíveis na internet (como já dito, o Google Imagens possui um acervo razoável). Para salvar o trabalho feito, é preciso clicar em “História” na barra de ferramentas e clicar em “Salvar História”. Uma tela em que deve ser indicado o(s) nome(s) do(s) autor(es) se abrirá. Para inserir um novo nome de autor, é preciso clicar na figura logo abaixo da lista de autores. Para incluir o título, deve‐se proceder da mesma maneira. Por fim, é preciso clicar no espaço indicado para o “Nome do Arquivo” e salvar a história na pasta de sua preferência. Muito provavelmente será preciso prever outros momentos, para além dessas duas aulas, a fim de que os alunos possam terminar suas produções. Isso dependerá também da possibilidade de uso dos computadores.
Para produzir a HQ artesanalmente:

Peça para que os alunos, em grupos, respondam ao roteiro de criação disponível no Anexo 2.

A partir do roteiro, peça para que eles esbocem, em folhas de papel sulfite (ou em papel de rascunho), os quadros da história indicando como rascunho o conteúdo (desenhos, falas, onomatopeias...) de cada um. Se achar necessário, disponibilize aos alunos folhas de sulfite com quadros já impressos, que podem

facilitar o desenvolvimento do conteúdo no formato da HQ.
Em geral, as HQs são desenhadas, o que pode trazer dificuldades para alguns alunos. Assim, se for o caso, sugira aos alunos que utilizem também recortes de revistas e jornais para compor a história.

Após esses momentos de planejamento, peça que desenvolvam em folhas de papel os quadros da HQ definitiva.

Por fim, os quadrinhos podem ser colados em cartolinas.

Aula 9 Avaliando as HQs produzidas

Esta aula tem o objetivo de levar os alunos a refletir sobre seu processo de aprendizagem por meio da retomada dos elementos trabalhados durante as aulas desta oficina. Também é objetivo que eles possam avaliar as HQs dos colegas e a própria oficina.

PASSO1

Entregue uma cópia das questões 1, 2 e 3 a cada aluno e peça para que respondam individualmente (Anexo 3).

PASSO 2

Retome coletivamente as avaliações que os alunos fizeram dos trabalhos dos colegas e da oficina.




Anexo 2 – Roteiro de criação

Para criarmos nossa HQ, precisamos fazer as seguintes tarefas (a sequência dessas tarefas pode ter a ordem alterada, dependendo das circunstâncias de criação):

• Escolher cenário:

Local onde se passa a história:________________________________________
O nome desse lugar:________________________________________________
Ele é:
( ) um lugar mágico,
( ) um lugar que existe,
( ) no campo,
( ) na praia,
( ) na montanha,
( ) outros________________________________________________________
( ) em uma escola,
( ) em uma casa,
( ) em um apartamento,
( ) em um condomínio,
( ) outros________________________________________________________
( ) organizado,
( ) bagunçado,
( ) com muita gente,
( ) com pouca gente,

•Escolher personagens

Personagem 1, o Herói
Nome: ______________________________________
Origem: _____________________________________
A personagem gosta de (jogar, brincar, trabalhar, ler):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O dia a dia da minha personagem:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ela é:
características físicas:
( ) pequena,
( ) grande,
( ) magra,
( ) gorda,
( ) morena,
( ) loira,
( ) negra
( ) ruiva,
( ) outros________________________________________________________
características psicológicas:
( ) tímida,
( ) extrovertida,
( ) corajosa,
( ) covarde,
( ) outros________________________________________________________ 

Personagem 2
Nome: ______________________________________
Origem: _____________________________________
A personagem gosta de (jogar, brincar, trabalhar, ler):
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O dia a dia da minha personagem:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ela é:
características físicas:
( ) pequena,
( ) grande,
( ) magra,
( ) gorda,
( ) negra,
( ) morena,
( ) loira,
( ) outros________________________________________________________
características psicológicas
( ) tímida,
( ) extrovertida,
( ) corajosa,
( ) covarde,
( ) outros________________________________________________________ 

Personagem 3, o Vilão
Nome:______________________________________
Origem:_____________________________________
A personagem gosta de (jogar, brincar, trabalhar, ler):
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O dia a dia da minha personagem:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ela é:
características físicas:
( ) pequena,
( ) grande,
( ) magra,
( ) gorda ,
( ) morena,
( ) negra,
( ) loira,
( ) ruiva,
( ) outros________________________________________________________
características psicológicas:
( ) tímida,
( ) extrovertida,
( ) corajosa,
( ) covarde,
( ) outros________________________________________________________

•Pensar em uma história
O que eu vou narrar?
( ) um dia na vida da minha personagem,
( ) uma aventura,
( ) um diálogo,
( ) uma conversa com um amigo da minha personagem,
( ) uma briga,
( ) outros________________________________________________________
O conflito:
( ) o vilão sequestra a namorada do herói,
( ) o vilão coloca em perigo a cidade do herói,
( ) o vilão quer causar um grande mal aos amigos do herói,
( ) o vilão quer destruir a reputação de bonzinho do herói,
( ) outros________________________________________________________

•Imaginar uma seqüência para ela:
A ordem da história será a seguinte:
( ) apresentação das personagens,
( ) apresentação do cenário,
( ) introdução do conflito,
( ) desenvolvimento do conflito,
( ) resolução do conflito,
( ) conclusão da história,
( ) outros________________________________________________________

Quantos e quais serão os quadros narrativos da minha história:




Anexo 3

Auto‐avaliação: Nós somos nosso crítico mais severo.
1. Será que nós fizemos uma história em quadrinhos interessante?
( ) Nós desenvolvemos um cenário para nossa história.
( ) Nós desenvolvemos personagens para nossa história.
( ) Nós pesquisamos na internet e no computador imagens para compor nossos cenários e personagens.
( ) Nós pensamos em uma história a partir do que nós queríamos contar e do que nós lemos durante as aulas.
( ) Nós conseguimos imaginar uma sequência para nossa história antes de escrevê‐la.
( ) Nós conseguimos usar todos os recursos do programa HagáQuê: cenário, personagens, objetos, balão, onomatopeia.
( ) Nós escolhemos balões diferentes para cada fala específica.
( ) Nós conseguimos usar da figura de linguagem onomatopeia para representar diferentes barulhos, sons e ruídos da nossa história.
Eu sou o crítico das HQs de meus colegas:

2. Agora, compartilhe sua história com os outros colegas. A classe vai avaliar as histórias em quadrinhos com base no seguinte roteiro:

( ) O grupo desenvolveu um cenário para a história.
( ) O grupo desenvolveu personagens para a história.
( ) O grupo usou diferentes imagens para compor os cenários e as personagens.
( ) Eu consigo compreender a história que o grupo quis contar.
( ) O grupo desenvolveu uma sequência lógica para história.
( ) O grupo conseguiu usar todos os recursos do programa HagáQuê: cenário, personagens, objetos, balão, onomatopeia.
( ) O grupo usou balões diferentes para cada fala específica.
( ) O grupo conseguiu usar onomatopeias para representar diferentes barulhos, sons e ruídos que aparecem na história.

Por fim, eu sou o crítico da oficina:

3. Agora vocês vão avaliar oralmente a oficina:
a) O que você achou da escolha do tema – história em quadrinhos?
b) Destaque os aspectos positivos do desenvolvimento da oficina.
c) Destaque os aspectos negativos do desenvolvimento da oficina. O que poderia ser melhorado?
d) Você se envolveu com a oficina, gostou de desenvolvê‐la? E sua classe?







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